Quiropraxia

sala panorama.jpg

A Quiropraxia vai muito além da "prática com as mãos", não é uma "técnica" como muitos pensam e sim uma profissão já reconhecida em vários países. O quiropraxista é capaz de avaliar, tratar e prevenir as desordens do sistema neuromusculoesquelético com o auxílio de exames clínicos e de imagens. A Quiropraxia tem diversos procedimentos para corrigir as subluxações e doenças relacionadas a coluna vertebral e as articulações.A Quiropraxia é uma profissão originada nos Estados Unidos da América há mais de 120 anos. O início da profissão é atribuído ao canadense Daniel David Palmer que criou o termo Quiropraxia, que significa “prática com as mãos”.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se ocupa do tratamento e prevenção de condições neuromusculoesqueléticas, em especial algias vertebrais e sintomas associados. O tratamento consiste em procedimentos não invasivos , principalmente o ajustamento articular. Dessa forma, o quiropraxista não prescreve medicamentos ou realiza cirurgias.

A formação de quiropraxistas, através de cursos superiores com cinco anos de duração, é bastante uniformizada entre mais de 40 universidades distribuídas nos cinco continentes. Evidências clínicas consistentes indicam que a quiropraxia é eficaz para o tratamento de algias vertebrais e cefaléias, e que apresenta uma relação de custo-benefício favorável, bem como boa aceitação por parte dos pacientes.

No Brasil, a quiropraxia é uma profissão relativamente nova, mas já solidamente instalada, com dois cursos de graduação oferecidos em instituições universitários, e mais de 900 profissionais qualificados atuando em território nacional com o mesmo padrão de qualidade observado internacionalmente. A Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) é o órgão que representa a Quiropraxia brasileira internacionalmente, sendo reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia.